Sebrae e Buscapé lançam aplicativo para MEIs

Publicado em 15/04/2015

Tempo de Leitura • 2 min

O Sebrae Nacional e a Buscapé Company se uniram para trazer uma nova ferramenta de gestão aos empreendedores. Nesta sétima edição da Semana do MEI (Microempreendedor Individual), a dupla lança o Qipu, um aplicativo gratuito voltado a essa categoria de empreendedores. Qipu, no dialeto inca, significa controle – e é exatamente isso que o Sebrae e a Buscapé Company pretendem proporcionar com o lançamento da plataforma. Todas as obrigações contábeis e fiscais das microempresas são geridas pelo aplicativo, que conta com 40 notificações inteligentes. Entre eles, lembretes para pagamento das guias de imposto, para entrega da declaração anual e até mesmo para sinalizar quando o MEI está próximo do teto de faturamento para se manter na categoria. O aplicativo também permite controlar estoques, fluxo de caixa, emitir notas e recibos. Tudo pode ser feito pelo navegador no computador, no smartphone ou no tablet – há versões disponíveis para plataformas Android, iOS e Windows Phone. As funcionalidades são destravadas conforme o usuário adota a ferramenta para o seu dia-a-dia, em uma estratégia de gamification, que traz o universo dos jogos de acúmulo de pontos para entreter e fidelizar o usuário. MENOS INADIMPLÊNCIA, MAIS EXPECTATIVA Luiz Barretto, presidente do Sebrae Nacional, afirma que a ideia foi criar uma ferramenta amigável para o MEI, que geralmente trabalha sozinho e tem pouco tempo para se dedicar a esse tipo de gestão. Os esforços são direcionados para a melhora do ambiente de negócios desses empreendedores, que hoje já são 5,3 milhões no país – 1,2 milhão só em São Paulo. Atualmente, inadimplência dos MEIs está em 50%, e a mortalidade antes dos dois anos de operação, na casa dos 30%. "E não é por falta de recursos, mas por falta de informação. Esse esforço de parceria serve não só para os MEIs melhorarem seus negócios, mas para trazê-los para o mundo digital. E o aplicativo tem tudo a ver com o momento, já que o ano será de ajustes.” Diário do Comércio

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.