Nova portaria do Inmetro trouxe clareza para o setor de colchões, diz Abicol
Publicado em 30/06/2014
Tempo de Leitura • 1 min
Uma nova Portaria (de nº 258) foi publicada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Diário Oficial da União. Ela prevê esclarecimentos sobre o Programa de Avaliação da Conformidade (PAC) para Colchões e Colchonetes de Espuma Flexível de Poliuretano e complementa a Portaria nº 79/2011, que trata de colchões de espuma flexível de poliuterano tradicionais, colchões box conjugado (ou monobloco), colchões mistos (vulgo ortopédicos), colchões auxiliares, colchonetes tradicionais e colchões terapêuticos.
A Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol), conforme a assessoria de imprensa, alerta os fabricantes para que se atentem aos principais pontos da divulgação da nova portaria, que, de uma maneira geral, trouxe clareza para lacunas da Portaria nº 79. “Mas é importante que avaliemos todos os artigos e consideremos expor algumas contrapropostas, para que nenhum item tratado seja inviável para o setor colchoeiro”, afirma o presidente da Abicol, Luís Fernando Ferraz.
A portaria complementar também trouxe maior transparência ao consumidor, conforme Rogério Coelho, coordenador da Comissão Técnica da Abicol para assuntos de Normas e Certificações. “Os colchões que não se enquadram nas especificações por sua composição (magnética, massageadora, etc), deverão inserir na etiqueta do produto a informação de que essas propriedades não foram avaliadas pelo processo de certificação que compreende apenas a espuma”, explica.
Diário do Comercio
Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.