Quer se diferenciar da concorrência? Saiba já como criar anúncios chamativos

Publicado em 18/05/2023

Com a vasta quantidade de anúncios publicados diariamente, sabemos que se diferenciar da concorrência é uma tarefa que não é nada fácil.

A boa notícia é que, mesmo com esse universo de divulgações na qual somos expostos diariamente, é possível se destacar de forma positiva neste cenário, atraindo e fidelizando clientes.

No decorrer deste texto, vou ensinar você, através de dicas extremamente úteis, a cativar e ganhar seu público de forma memorável.

Continue lendo e saiba o segredo por trás dos negócios que encantam milhões de pessoas!

Por que investir em anúncios?

Como o principal meio de comunicação de uma empresa com seu público, a propaganda serve para atender a diferentes objetivos nas mais variadas situações.

Por exemplo, ela pode contribuir para:

• Aumentar a conversão de clientes;
  • Aumentar a exposição da marca;
  • Aumentar a fidelização de clientes;
  • Fixar uma marca na mente do consumidor.

No fim das contas, a propaganda ajuda a tornar a empresa mais conhecida, a atrair mais oportunidades de negócio, a aumentar as vendas e a prolongar o relacionamento com o consumidor.

Uma marca precisa de propaganda quando vai ter um produto lançado.

É também o caso de uma prestadora de serviços que acaba de iniciar suas atividades e pretende se tornar conhecida.

E é claro que isso não se limita apenas a esses dois exemplos. Precisamente, ele se estende a todas as empresas do mercado.

Todas precisam de uma boa propaganda.

1. Conheça bem o seu público

Lembrar que é necessário conhecer o público pode até parecer um pouco repetitivo, mas para que qualquer estratégia tenha sucesso, isso também é fundamental.

Para que o objetivo da divulgação seja alcançado, você precisa de um público específico. Quando tentamos convencer muitas pessoas, acabamos não convencendo ninguém.

2. Pense muito bem no objetivo do anúncio

Imagina o que seria de uma propaganda se por trás dela não existisse um objetivo sobre o que se pretende ser alcançado com a ação?

Provavelmente, não surtiria o efeito desejado no consumidor.

Isso porque toda propaganda precisa ter um objetivo definido, uma razão de existir. E é a partir dessa definição que é escolhido o tipo de publicidade mais adequada.

Para estabelecer os objetivos que pretende alcançar ao fazer uma propaganda, pense no que pode ser alcançado e em quanto tempo deseja conquistar esse resultado.

Feito isso, siga para o segundo passo.

3. Estude a sua concorrência

Agora que você já sabe para quem direcionar sua propaganda, comece a analisar sua concorrência. Veja o que outras pessoas que também trabalham em seu nicho estão fazendo para que você consiga identificar o que é recorrente e o que ainda falta em seu mercado.

Mas tome muito cuidado com essa etapa: analisar a concorrência não significa copiar o que eles estão fazendo. Afinal de contas, ninguém gosta de ver mais do mesmo.

Você precisa entender como outros empreendedores estão fazendo suas divulgações para tentar perceber a recepção de certas propagandas pelo público, assim, você conseguirá definir qual a melhor estratégia para você. Porém, lembre-se sempre de fazer propaganda para seu negócio de maneira inovadora e que chame a atenção das pessoas, que é o próximo tópico que vamos falar.

4. Promova anúncios que são chamativos naturalmente

Depois de analisar sua concorrência, você será capaz de perceber algumas brechas em sua área de atuação, e é aí que entra a inovação.

Pense em maneiras de suprir aquilo que está em falta em seu mercado. Inovar, nem sempre significa fazer algo totalmente novo e do zero; algo que nunca existiu antes.

É claro que, se você for criativo e tiver esse tipo de ideia, é ainda melhor, porque seu produto será completamente fora dos padrões. Mas caso seu negócio seja parecido com outro que já está no mercado, não se desespere, porque você pode inovar na maneira como entrega seu produto ou como o apresenta ao mercado, por exemplo.

Há várias empresas que conseguem se destacar em nichos saturados com pequenas inovações, então, tudo o que você precisa fazer é perceber como seu produto pode ser melhor em alguns aspectos e mostrar isso para seu público.

5. Lembre de destacar todas as qualidades de seu produto

Ainda pensando sobre inovação, uma boa dica é você fazer propaganda com destaque nas qualidades de seu produto. Mostre para sua persona (representação fictícia do seu cliente ideal) todas as vantagens que ela terá se optar por comprar aquilo que você tem a oferecer.

Você precisa fazer isso principalmente se seu produto for algo que já existem outros exemplares no mercado.

Se você tem um curso de língua estrangeira, por exemplo, já sabe que há outras pessoas que também ensinam a mesma língua que você. Porém, seu diferencial pode estar no método que você usa ou na rapidez que os alunos de seu curso conseguem aprender.

Então, na hora de fazer propaganda, coloque essas qualidades em destaque para que outras pessoas consigam perceber o valor de seu produto.

Conheça alguns tipos de anúncios

• Vídeo de vendas;
  • Banners online e físicos;
  • Flyers;
  • Anúncios em televisão de elevadores, ônibus e centros comerciais;
  • Comerciais de TV;
  • Podcasts;
  • Native ads;
  • Mensagens eletrônicas.

Mais uma vez, o formato que você escolher depende de seu público: você precisa pensar nos canais de comunicação que eles mais usam, ou seja, que são mais relevantes para sua persona. Mas não fique preso a apenas um formato, você pode escolher quanto achar necessário.

Gostou das dicas que leu por aqui? Então assine nossa newsletter e não perca mais nenhuma novidade!